Nem sempre é fácil pedir ajuda. Durante muito tempo as pessoas tentam resolver os problemas sozinhas, especialmente porque lhes é transmitido por amigos e familiares que são fracas se não ultrapassarem a situação. Tais pensamentos são muito prejudiciais. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim o principio da resolução do problema.
No processo da psicoterapia as questões pessoais são trabalhadas favorecendo o auto-conhecimento e bem-estar da pessoa, assim como ajuda a uma reorganização interna que se reflete na vida social e pessoal, aumentando a sua qualidade.
Quando alguém faz psicoterapia durante um tempo, as relações familiares e sociais mudam, logo, tudo muda à sua volta. Este é talvez o maior beneficio colhido deste processo.
A psicoterapia é um investimento para a vida, os beneficios que poderá usufruir ao nivel do seu bem -estar compensam o dinheiro que investiu.
Os beneficios:- Melhora a qualidade de vida;
- Aumenta a auto-estima;
- Maior segurança na tomada de decisões;
- Autonomia;
- Amadurecimento pessoal;
- Equilibrio/estabilidade emocional entre muitos outros;
- Melhora a relação com os outros.
Promove autoconhecimento
Um dos benefícios da terapia é dar ao paciente a capacidade de se compreender melhor a si mesmo, bem como seus valores e objectivos pessoais. A terapia permite que o indivíduo possa dominar e administrar melhor os seus sentimentos.
No tratamento psicoterapêutico, o autoconhecimento é estimulado na identificação de falhas contínuas na vida da pessoa e formas de as ultrapassar. Desse modo, fica mais preparada para lidar com ideias negativas e emoções adversas. O autoconhecimento ainda promove o fortalecimento da auto-estima, sendo esse o principal ganho da psicoterapia, influenciando positivamente a esfera pessoal e social da pessoa.
Ajuda a encontrar motivação
A motivação funciona como um impulso para atingir uma finalidade. Parte sempre de dentro da pessoa e, sem ela, torna-se extremamente difícil conquistar um objectivo pessoal ou profissional. A falta de motivação pode estar relacionada com a depressão, dentre outros problemas.
O suporte profissional de um psicoterapeuta ajuda a trazer à tona o que origina a falta de motivação do paciente. Uma pessoa desmotivada tem problemas recorrentes na sua vida pessoal e profissional, já que se sente inibida para executar certas acções. Por meio de tratamento, pode-se ajudar o paciente a impulsionar seus próprios motivos e num curto espaço de tempo a pessoa vê melhorias na sua vida.
Melhora os relacionamentos interpessoais
Para ter uma vida plena e satisfatória é muito importante saber relacionar-se bem com o próximo. As relações interpessoais fazem parte do quotidiano do ser humano e podem ser observadas em interacções do dia-a-dia, como as estabelecidas no ambiente de trabalho com colegas, em casa com a família ou no contacto com amigos. A terapia promove o desenvolvimento de habilidades sociais com o intuito de melhorar os relacionamentos interpessoais. O tratamento é útil para os que têm dificuldades em se relacionar com outras pessoas, o que consequentemente evita o isolamento social.
O tratamento terapêutico é um meio de descobrir a fonte dos problemas do paciente e ajudá-lo a lidar melhor com aquilo que lhe gera desconforto. A terapia tem grande importância pelo fato de oferecer à pessoa um novo olhar sobre uma preocupação recorrente, de modo a guiá-la para uma solução.
Um psicoterapeuta pode ser um excelente aliado para lhe ajudar a resolver problemas variados que parecem não ter solução. Isso envolve questões como depressão, ansiedade, transtornos alimentares e fobias diversas.
Acreditar nos benefícios da psicoterapia já é um grande passo para quem procura mais qualidade de vida e quer possuir uma boa saúde mental. É o seu caso? Então entre em contacto connosco e saiba como podemos ajudar.
O processo psicoterapêutico tem como objectivo resignificar (dar novo significado) aos sintomas, queixas e angústias que impedem o paciente de crescer mentalmente, e desenvolver-se, porque o desenvolvimento é ao longo da vida.
Para isso o paciente aprende a identificar quais são os sentimentos e comportamentos que o incomodam e a partir dai inicia o seu processo de mudança com a ajuda do psicoterapêuta.
O psicoterapêuta utiliza técnicas da sua linha teórica para que o paciente aprenda e compreenda as suas dificuldades e se perceba melhor a si e aos outros.
A Psicoterapia Psicanalitica tem a sua origem nas técnicas da psicanálise fundadas por Sigmund Freud - ciência em expansão - ao contrario do que outras correntes que se dizem mais cientificas alegam, e com resultados comprovados pelos estudos das neurociências e pela comunidade médica.
O nosso neurociêntista português António Damásio indagado por um jornalista acerca da melhor forma de eliminar as doenças psiquicas disse:
"A melhor forma de curar as doenças do foro emocional é fazendo psicoterapia".