O que é um psicoterapêuta?

Um psicoterapeuta é um profissional especialista em saúde mental que fez uma licenciatura em psicologia clínica ou psiquiatria e que se especializou em psicoterapia numa Sociedade Cientifica. Essa formação dura no mínimo mais quatro anos, para além da licenciatura. Existem várias sociedades científicas de diversas orientações (psicanalítica, sistémica, cognitivo comportamental…) que anualmente formam profissionais desta área. A base das nossas consultas é a técnica psicanalítica, de exploração da origem do sintoma e por conseguinte a elaboração do sofrimento causada até que a pessoa se liberte dele. Um profissional que apenas seja licenciado ou mestre, ou mesmo doutorado, que não tenha feito formação em psicoterapia, não está habilitado a exercê-la.

Na psicoterapia por vezes é necessário uma abordagem multidisciplinar (psicoterapia e psiquiatria) ou outro tipo de terapia (terapia familiar). Nesses casos indicarei os profissionais de cada especialidade a consultar.

A psicoterapia é um tratamento completo e eficaz.

O que faz um psicólogo clínico?

É o profissional legalmente habilitado com o grau de mestre ( para poder exercer) ou licenciatura anterior a Bolonha, que actua ao nivel da avaliação e psicodiagnóstico, fazendo eventualmente aconselhamento na área da psicologia ligada à saúde mental.

É necessário pertencer à Ordem dos Psicólogos para exercer a actividade.

966 860 680 lidia.craveiro@gmail.com
Consultório de Psicologia
@ 2019 Todos os direitos reservados